Prefeitura Municipal de Ilhéus

Blocos e escola de samba foram um dos destaques do Carnaval de Ilhéus

Carnaval de Ilhéus é marcado pela alegria, tranquilidade e irreverência

Carnaval empolga ilheenses e visitantes; prefeito já planeja o Carnaval de 2012

Bloco da Saúde vai para avenida mas não descuida do atendimento

Imprensa regional dá ampla cobertura ao Carnaval de Ilhéus

Tonho Matéria arrasta multidão na última noite do carnaval de Ilhéus

A Soares Lopes contou com serviço de monitoramento e detectores de metais

 

Blocos e escola de samba foram um dos destaques do Carnaval de Ilhéus

Um dos pontos altos do Carnaval de Ilhéus, realizado no período de 5 a 8 deste mês pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, foi o retorno de uma escola de samba ao circuito da folia. Na segunda-feira (7), para delírio do imenso público presente, o Grêmio Recreativo Escola Imperadores do Samba trouxe para a avenida Soares Lopes o tema “Bahia, ritmo de afro do enredo”, de autoria do presidente da agremiação, José Domingos de Araújo.

Distribuídos por várias alas, como comissão de frente, maculelê e capoeira, dezenas de componentes homenagearam a cantora Carmem Miranda, um dos mitos da música brasileira e internacional. A escola, que foi fundada no dia 15 de outubro de 1978, no alto da Conquista, foi campeã em 89, 90 e em 91. Este ano, representou o Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos do município.

Outro destaque da festa deste ano, que teve como tema central “Carnaval de Ilhéus – Na Terra de Jorge. Amado por Nós”, foi o desfile de quase 80 blocos afro, de sujo e de arrasto. Instrumentos de resgate e de preservação das tradições culturais do município e da Bahia, os blocos afro foram um show a parte. Pela avenida Soares Lopes, desfilaram os blocos Guerreiros de Zulu, Mini Congo, Zambiaxé, Levada da Capoeira, Dilazenze, Afoxé Filhos de Ogum, Zimbábue, Rastafary, Danados do Reggae, Os Malês e Leões do Reggae.

Arrasto – Entre os blocos de arrasto, a festa contou com a alegria do Frisson, Família, As Piriguetes e Seca Copo, além dos blocos da Saúde e dos estudantes que participam do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens. Também participaram do Carnaval de Ilhéus 2011 os blocos Chap Chap, Vonga Pescados, Advai Folia, Fiscalização, Carne de Bode, Peixe Galo, 20Comer, Bocão Folia, Lobo Mau, Grêmio Mucambo, Porodruto, Levada da Gomgombira, Tambozão Elétrico, Swuing Legal, Capricho, Os Clone Musical, Derrama e Cia da Folia.

 

Carnaval de Ilhéus é marcado pela alegria, tranquilidade e irreverência

Uma festa marcada pela alegria, tranquilidade e irreverência foi a tônica do “Carnaval de Ilhéus – Na Terra de Jorge. Amado por Nós”, que ocorreu no período de 5 a 8 deste mês, na avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade. Promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado, o evento atraiu, diariamente, milhares de ilheenses e turistas, que brincaram ao som dos mais diversos estilos musicais. Pelo circuito da folia, passaram trios elétricos, mini-trios, a Escola Imperadores do Samba, grandes atrações da música baiana e dezenas de blocos afro, de sujo e de arrasto.

Mais uma vez, a criatividade foi um dos pontos altos da festa de momo ilheense. Desde as primeiras horas da tarde, dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos foram à avenida para dar vida aos mais ricos, variados e engraçados personagens dos carnavais antigos e também dos atuais. De sábado a terça-feira, a Soares Lopes recebeu dezenas de mascarados, negas malucas, pierrôs, carrascos, homens trajando roupas femininas, e crianças com fantasias de super-homem ou de mulher maravilha, entre vários outros.

Usando a magia dos grandes e inesquecíveis carnavais do passado como combustível, uma das grandes atrações da folia deste ano foi o Palco da Saudade, também montado na Soares Lopes. Durante todo o Carnaval, o espaço foi uma belíssima opção para ilheenses e turistas que quiseram reviver o carnaval das velhas marchinhas. Comandada pelo cantor Itassucy, a atração contou com a presença de vários convidados, como Nego, Bebeto, Ivan Moraes e Tito Moreno.

Estrutura – Outro aspecto bastante elogiado por ilheenses e visitantes foi a estrutura montada pela Prefeitura de Ilhéus. Todos os dias, no início da manhã, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o bloco da limpeza entrava em ação, com dezenas de garis e operários, além do auxílio de um carro-pipa, visando limpar e preparar o palco da festa para um novo dia de folia. Com o objetivo de facilitar a vida de quem se encontrava na Soares Lopes, a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo, também instalou em pontos estratégicos da avenida vários lotes de sanitários químicos. A estrutura incluiu ainda a montagem de arquibancadas e de diversos camarotes, como o oficial, da imprensa, da polícia militar e para pessoas com deficiência física.

Para que os foliões pudessem brincar com toda a tranquilidade, o Carnaval de Ilhéus contou com um forte aparato de segurança, que incluiu, todos os dias, o trabalho de cerca de 180 policiais. Atuando de forma integrada, as polícias civil e militar conseguiram cobrir todo o circuito, garantindo a segurança e o bem-estar das milhares de pessoas que foram à avenida. Um trabalho preventivo de grande importância foi a utilização de detectores de metais visando encontrar diversos tipos de armas, bem como realizar abordagens em busca de drogas.

Saúde – Na área de saúde, a Prefeitura montou, na Biblioteca Pública Municipal (antigo Grupo Escolar General Osório), um posto especial para viabilizar os mais diversos procedimentos. A unidade, que atendeu várias ocorrências, contou com o trabalho de médicos, enfermeiras e auxiliares em geral. A estrutura montada no setor de saúde incluiu ainda a utilização diária de uma ambulância e a realização de um trabalho de conscientização, que promoveu a distribuição de preservativos e de informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Outro destaque do carnaval ilheense 2011 foi o tema central da festa, que, mais uma vez, homenageou seu mais ilustre e renomado tradutor. “Na Terra de Jorge. Amado por Nós” deu enfoque especial aos personagens amadianos, tendo “Gabriela” como carro-chefe. O autor dos trabalhos, o concepcionador plástico Renart, informou que foram colocadas, em todo o circuito da folia, cerca de 60 suportes, além de outros 30 no espaço reservado para os bailes da terceira idade.

Apoio e patrocínios – Entre as várias atrações musicais que agitaram o Carnaval de Ilhéus 2011, destacaram-se os cantores Tonho Matéria, Viviane Trípodi, Jane Poeta, Moreno no Caprixo e as bandas Lordão, Sambágua, Pretubom, Na Gandaia e Companhia do Gueto, entre outros. Além da parceria com o Governo do Estado, através da secretaria estadual de Turismo, o “Carnaval de Ilhéus – Na Terra de Jorge. Amado por Nós” contou com os seguintes patrocínios: Nova Schin, TV Santa Cruz, Bivolt e Supermercados Meira.

 

Carnaval empolga ilheenses e visitantes; prefeito já planeja o Carnaval de 2012

O “Carnaval de Ilhéus. Terra de Jorge, Amado por nós” resgatou a alegria dos carnavais da cidade, empolgando ilheenses e turistas. A cada dia [de sábado a terça-feira (5 a 8)], cerca de 12 atrações se apresentavam na avenida Soares Lopes, além do Palco da Saudade, sob o comando de Itassucy & convidados (Bebeto, Nego, Ivan Moraes e Tito Moreno), tocando marchinhas de todos os carnavais.

Na avenida Soares Lopes uma estrutura composta pelos camarotes da Prefeitura, Polícia Militar, Imprensa e Dubai é Aqui foi responsável pela recepção de autoridades e convidados de Ilhéus e outras cidades. Políticos como o deputado federal Josias Gomes, a deputada estadual Ângela Sousa, e o chefe de gabinete da Secretaria estadual de Turismo, João Carlos Oliveira, representando o secretário Domingos Leonelli, prefeitos regionais, dentre outros, fizeram questão de prestigiar o Carnaval de Ilhéus
.
Folião dos mais animados, o deputado federal Josias Gomes participou, domingo (6), do Carnaval de Ilhéus e foi recebido pelo prefeito Newton Lima, vice-prefeito Mário Alexandre, e secretários municipais, dentre ele o do Turismo, Paulo Moreira. Josias elogiou a determinação do prefeito em realizar o Carnaval de Ilhéus, buscando alternativas para não onerar o Município, ao mesmo tempo em que proporciona uma grande festa para os ilheenses. “Nosso governador foi sensível e, na medida do possível apoiou o evento”, disse.

Outro que veio participar do Carnaval foi o chefe de Gabinete da Secretaria estadual do Turismo, João Carlos Oliveira. Ele representou o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e ressaltou o esforço empreendido para proporcionar as atrações para o Carnaval de Ilhéus. “Assim que recebemos a solicitação do secretário Paulo Moreira em ampliar o apoio à festa o secretário pediu que providenciássemos, mesmo em cima da hora, a contração de mais outro trio. E o resultado é esse que estamos vendo, a população de Ilhéus e os turistas se divertindo com paz e alegria”, justificou.

Além de receber os convidados no Camarote Oficial, o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários municipais também participaram da festa como um todo, realizando visitas aos demais camarotes, desfilando em blocos e no Palco da Saudade. Em todos esses locais a Comissão do Carnaval foi bastante elogiada pelos foliões, tanto pela diversificação das atrações quando pela organização, que garantiu o brilho e a segurança dos foliões.

Carnaval de parcerias – A empolgação dos foliões foi determinante para que o prefeito Newton Lima anunciasse a criação de um grupo de trabalho para planejar o Carnaval de 2012, numa promoção conjunta com outros entes governamentais e a iniciativa privada. “Verificamos que é possível realizar uma festa como essa utilizando modestos recursos públicos e muita criatividade. Foi uma parceria que deu certo para a Prefeitura, Governo do Estado e empresas privadas e, por consequência para a população”, frisou.

Segundo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, apesar de todas as dificuldades financeiras por que passa o Município ficou demonstrado que com criatividade é possível promover um bom Carnaval. “A parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo nos proporcionou trazer atrações e trios elétricos da capital do estado, o que agradou aos foliões”, disse.

Newton Lima também ressaltou a parceria celebrada com a iniciativa privada, para ampliar a quantidade de atrações e montar uma infraestrutura adequada para que os foliões brincassem os quatro dias com tranquilidade. Contamos, ainda com as polícias Civil e Militar, que atuaram com eficiência e garantiram a segurança das famílias que se deslocaram para a Soares Lopes, palco da folia.

 

Bloco da Saúde vai para avenida mas não descuida do atendimento

O tradicional bloco da saúde animou as comemorações do Carnaval 2011 em Ilhéus, aproveitando a festividade para levar ao circuito da folia mensagens de saúde e informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O desfile pela avenida Soares Lopes na noite da última sexta-feira (4) contou a participação de muitos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, familiares e convidados. Acompanhados por uma charanga, carro de apoio com água e refrigerante, os foliões aproveitaram a festa na avenida.

Durante o desfile, os participantes do bloco levaram mensagens de prevenção contra a Aids com diversos cartazes e placas, além da distribuição de preservativos. O bloco da saúde contou com a presença do prefeito Newton Lima, da primeira-dama Inês Tavares, do vice- prefeito Mário Alexandre, e dos secretários da Saúde, Jorge Arouca, do Turismo, Paulo Moreira, e da administração, Antônio Bezerra.

Segundo Kátia Araújo, coordenadora do Centro de referência em DST/HIV/Aids de Ilhéus, ’’o centro aproveitou o período de Carnaval para chamar a atenção da população sobre a importância do uso da camisinha visando evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, que durante este período se torna ainda mais intensa’’. As ações no circuito tiveram o intuito de conscientizar a população de maneira educativa e lúdica sobre os perigos da Aids. ’’Além disso, esta é uma excelente forma de integrar os profissionais e ainda levar uma mensagem de saúde’’, completa Kátia.

Na terça-feira (8), o Bloco da Saúde voltou à avenida Soares Lopes. Desta vez, além dos profissionais da saúde o bloco contou com a participação dos idosos participantes do Centro Atendimento ao Diabético Hipertenso e Idoso (Cadhi), que aproveitaram a folia comprovando que animação não tem idade. Também participaram do bloco a coordenação da Saúde da Mulher, que celebrou nesta data o Dia Internacional da Mulher, com faixas parabenizando no circuito oficial e divulgação dos serviços oferecidos pela Secretaria para este público.

Serviços – Durante os dias de Carnaval em Ilhéus, os foliões tiveram à disposição os serviços de atendimento de emergência, através de um posto de saúde instalado no andar térreo do prédio da Biblioteca Publica Municipal Adonias Filho, antigo Colégio General Osório. Uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, um auxiliar e dois condutores se encarregaram de prestar os primeiros socorros em casos de menor complexidade. Os demais casos foram encaminhados aos hospitais do município com o apoio de três ambulâncias que ficaram à disposição do posto.

Milhares de preservativos foram distribuídos no circuito nos dias de festa pela equipe da Coordenação DST/Aids. O grupo também esteve presente nas localidades como Urbis, Pontal (na praça São João Batista), e na Juerana, onde houveram comemorações no Carnaval a fim de tirar dúvidas sobre prevenção contra o vírus HIV através da distribuição de material informativo e de preservativos.

Números- Mesmo com os plantões de atendimento de urgência aos foliões durante o Carnaval montado no prédio da biblioteca pública, na praça Castro Alves, o maior número de registros nos três dias da festa foi apenas por excesso de ingestão de bebida alcoólica, que na opinião de enfermeiros e demais profissionais foi considerado normal em eventos populares.

No posto foram realizados cerca de 50 atendimentos durante os quatro de folia, com os mais diversos serviços como pequenas suturas, aferição de pressão e como aplicação de soro e glicose. Segundo os coordenadores da estrutura da saúde, os números de atendimentos deste Carnaval foram considerados menores do que os anos anteriores.

 

Imprensa regional dá ampla cobertura ao Carnaval de Ilhéus

Durante os quatro dias de folia do “Carnaval de Ilhéus. Terra de Jorge, Amado por nós” a imprensa de Ilhéus e cidades circunvizinhas proporcionou ampla cobertura da festa. Todos os dias, equipes de rádio, jornais e as emissoras de televisões (Santa Cruz e Cabrália) elaboraram matérias sobre a festa momesca.

Destaque especial foi a Rádio Santa Cruz de Ilhéus, que transmitiu, ao vivo, todos os quatro dias do Carnaval ilheense. Coordenada pelo radialista Elias Reis, a emissora transmitiu 40 horas direto do circuito do Carnaval. “Na opinião de Elias Reis, muitas pessoas não podem se deslocar para o sítio da festa e a opção é ouvir pelo rádio”, explica.
Para o coordenador de jornalismo da Rádio Santa Cruz, Gil Gomes, a ideia de transmitir e colocar em prática aquilo que merece os ouvintes do prefixo 1090, faz parte da linha jornalística da emissora. “Além de uma prestação de utilidade pública, também ajudamos a divulgar a cidade”, afirma Gil.

A equipe da Rádio Santa Cruz dentro de sua programação normal, desde sábado (5), cobriu vários eventos da cidade, a exemplo do carnaval da Zona Sul, Clube Social de Ilhéus e, principalmente da avenida Soares Lopes.

Dentro da programação estabelecida, os repórteres davam notícias da hora da Central de polícia, Corpo de Bombeiros, postos das polícias Civil e Militar, como também cobertura completa das ocorrências dos hospitais da cidade.

Para a festa momesca, foram escalados vários profissionais da cidade: Luk Rei, Júlio Cesar, Valter Santos, Rita de Cássia, Júlio Lourenço, Virgilio Moralis, Cesar Góis, Jota Carlos, Ricardo Magalhães e Júlio Lourenço.

Para o Prefeito Newton Lima, esta parceria com a imprensa ilheense é uma mostra da abertura do seu governo, num regime democrático e de direito, já que tudo que é realizado no município é de forma transparente. “A Rádio Santa Cruz mostrou mais uma vez o seu compromisso com a cidade, com os munícipes. Com isso ganha toda a comunidade”, pontua o prefeito.

 

Tonho Matéria arrasta multidão na última noite do carnaval de Ilhéus

Quatro dias de muita folia, milhares de foliões todos os dias e um Carnaval marcado pela tranquilidade e pela alegria. Assim foi o Carnaval de Ilhéus 2011, encerrado na última terça-feira (8), mas que já deixa saudades e promete vir, com muito mais fôlego no próximo ano. A principal atração da última noite foi o cantor Tonho Matéria, que percorreu o circuito da folia cantando novos e antigos sucessos de bandas como Olodum, Timbalada e também da axé music.

Em frente ao camarote oficial, Tonho Matéria fez questão de parabenizar o prefeito de Ilhéus, Newton Lima e o vice Mário Alexandre pela festa e declarou, mais uma vez, seu amor pela cidade. “É um prazer estará aqui em Ilhéus, uma terra de pessoas muito queridas. O povo daqui sempre me recebe bem. Parabéns Ilhéus por essa linda festa”. O grande público que compareceu à Soares Lopes, assim com nos outros dias, acompanhou o trio do cantor e cantou junto com ele os grandes sucessos da música baiana, até o início da madrugada da quarta-feira de cinzas (9), quando a festa foi oficialmente encerrada.

As bandas Swing Legal, Os Clone Musical, Cia do Caprixo e Top Gan também marcaram presença na última noite de folia, que contou ainda com as apresentações dos blocos afro Zambiaxé, que trouxe a Levada da Capoeira; o Dilazenze, que comemorou seus 25 anos de fundação; assim como Os Malês e Leões do Reggae, que encerraram o desfile dos blocos afro. Blocos de sujo e de arrasto também foram registrados nos quatro dias de festa.

No Palco da Saudade, os foliões que preferiram músicas com tom mais saudoso, como as marchinhas, caíram na folia com as apresentações do cantor Itassucy e de seus convidados, a exemplo de Bebeto, Nego, Ivan Moraes e Tito Moreno, que relembraram os grandes sucessos dos antigos carnavais. Em frente ao palco, prestigiado principalmente por grupos da melhor idade e pelo público infantil, o folião teve à sua disposição uma importante praça de alimentação, além de banheiros químicos.

O carnaval de Ilhéus deste ano contou com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, e com o patrocínio das empresas Nova Schin, Rede Meira de Supermercados e Bivolt.

 

A Soares Lopes contou com serviço demonitoramento e detectores de metais

Todo o circuito da folia de Ilhéus foi monitorado por sistema eletrônico, além de trabalho conjugado com a Polícia Civil. O comandante da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Gustavo Rebouças, que considerou o Carnaval tranquilo, disse que foram instaladas câmeras de longo alcance, cujo serviço ajudou no policiamento ostensivo e diante da agilidade conseguiu evitar um grande número de delitos.

Gustavo Rebouças afirmou que de forma estratégica, o posto de monitoramento foi montado na avenida Soares Lopes, que funcionou sempre a partir das 13 horas, com encerramento programado para a meia-noite. O comandante acrescentou que durante a folia os PMs utilizaram ainda detectores de metais.

Policiamento permanente – Já o secretário de Turismo, Paulo Moreira, ressaltou que o público regional e de várias partes do país que esteve em Ilhéus que a tranquilidade reinou em todo o circuito da avenida, no que diz respeito à segurança. Ilhéus recebeu reforço policial dos batalhões de Itabuna e de Vitória da Conquista.

O secretário assegurou que sob o comando do policiamento da região sul e da 7ª Coorpin, as polícias Civil e Militar atuaram de forma constante. “Verificamos que foi fácil encontrar grupos de PMs circulando entre os foliões. A presença deles no meio do povo já inibe uma possível desavença onde existem muitas pessoas e uso intenso de bebidas alcoólicas”.

Aumento da taxa de ocupação no Carnaval

Grande parte dos empresários do setor afirmou que foi registrado um crescimento na taxa de ocupação nos hotéis e pousadas de Ilhéus durante o Carnaval. Alguns chegaram até a comemorar, garantindo que o ganho maior foi com a venda de “pacotes” para esta curta temporada.

Como sempre os maiores emissores de turistas continuam sendo ainda São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Contentes. Embora o carnaval de Ilhéus não contou com a participação de grandes atrações musicais, disseram que as pessoas queriam mesmo era descansar e fugir do burburinho de Salvador e de Porto Seguro.

Aluguéis em grupo – Outra observação foi a grande procura de turistas que conseguiu alugar com grupos de amigos imóveis situados nas praias do sul e do norte. As pessoas eram oriundas de várias regiões do estado, notadamente dos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Macarani, Ipiaú, Teixeira de Freitas, dentre outros.

Personagens de Jorge Amado fizeram parte da decoração

“Na terra de Jorge. Amado por nós” foi o tema central do carnaval que teve enfoque os personagens do romance do escritor grapiúna, tendo como destaque Gabriela. O autor da decoração, o concepcionador plástico Renato Afonso Mattos (Renart), disse que o objetivo foi exaltar a figura de Jorge Amado, “em mais uma justa homenagem ao grande escritor e em reconhecimento ao seu trabalho, lembrando mais uma vez de quem divulgou a cultura do sul da Bahia, no Brasil no exterior”.

Segundo Renart, em todo o circuito da folia foram colocados 60 suportes e mais 30 no espaço reservado para realizar bailes para a terceira idade, numa área reservada também na avenida Soares Lopes. Sua maioria foi estilizada também com a figura caracterizada de Gabriela.

“Na hora do aperto” o folião encontrou sanitários químicos

Com o intuito de facilitar a vida de quem esteve no circuito da folia, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo, colocou em pontos estratégicos da avenida Soares Lopes, lotes de sanitários químicos. “Na hora do aperto”, o folião encontrou estas unidades nas proximidades do palco montado para realizar bailes para a terceira idade ao lado do posto das polícias civil e militar; atrás dos camarotes oficiais e no posto de atendimento de urgência da secretaria municipal de Saúde, na praça Castro Alves.

Uma das propostas da prefeitura foi evitar que durante o Carnaval o folião não utilizasse paredes de garagens ou portas casas de residenciais e lojas como sanitário público. Outra preocupação: que o folião não passasse por vexame durante ação policial e ser flagrado fazendo xixi nestes locais. O público garantiu que a quantidade de sanitários químicos foi satisfatória.

5 opiniões sobre “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

  1. ilheus bela Cidade
    tem um carnaval muito bom
    2011 fuii curtir o canaval em ilheus e não se arrependir
    bela praias
    gente bonita e acolhedora
    Sou de Maracás – Bahia
    e em 2012 pretendo ir para ilheus outra vez
    ate 2012

  2. O carnaval d Ilheus e tudo d bom, 2011 estive ai e adoreei tudo e todos, e povo gente boa…
    Se Deus permitir este ano vou marrcar pressença novamente.

    Daianny – Itaobim/MG

  3. carnaval de ilheus maravilhoso
    2010 estava aii e foi muito bom
    2011 com a fé em Deus estarei aii
    as praia são maravilhosa
    principalmente a praia do sul (bela praia)

    Sou de Maracás Bahia
    e com a fé em DEUS estarei aii esse ano
    até o carnaval
    abraçooss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>