PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Secretaria de Educação recebe mais um veículo para atender aos alunos do campo  

Reveillon Popular acontecerá mais uma vez na avenida Soares Lopes

Mais três navios visita em Ilhéus esta semana

Fundaci divulga programação de eventos para o TMI no mês de janeiro

Secretaria de Educação recebe mais um veículo para atender aos alunos do campo 

Este ano, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Governo Federal, por meio do Programa Caminhos da Escola, o município foi contemplado com a aquisição de quatro ônibus, uma lancha e, recentemente, de um micro-ônibus. O veículo foi entregue no último dia 22 e já está à disposição da Rede Municipal da Educação para atender aos alunos que residem na zona rural. O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou bastante a chegada do veículo. “A chegada desta frota reitera o compromisso do Governo Federal e do município em promover investimentos efetivos na Educação, contribuindo  com um  ensino de qualidade  para a população do campo”.

O micro-ônibus é da marca Iveco, modelo City Class, de cor amarela e com capacidade para transportar até 29 pessoas. O valor total do investimento foi de R$ 123 mil. Assim como os quatro ônibus adquiridos pelo programa, o veículo é adequado para transportar alunos portadores de deficiência física. Após a chegada do veículo, o próximo passo, segundo explicou a secretária Lidiney Campos é dar entrada no seguro dos veículos e iniciar o transporte de alunos de locais de difícil acesso da zona rural a partir do próximo dia 12 de fevereiro, data de início do ano letivo de 2012.

A secretária Lidiney Campos confirmou ainda que o município enviou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) solicitação para formalizar convênio de adesão que prevê a aquisição de 250 bicicletas. Elas vão atender aos alunos que morem no campo, distante até 20 quilômetros da escola e com idade superior a 12 anos.

Mais sobre o programa Caminhos da Escola – O programa Caminho da Escola foi criado em 2007, e de acordo com o Ministério da Educação tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O Governo Federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

Reveillon Popular acontecerá mais uma vez na avenida Soares Lopes

O Reveillon Popular, uma das festas mais tradicionais do calendário de eventos de Ilhéus, será realizado mais uma vez no estacionamento da avenida Soares Lopes, localizado ao lado da Catedral de São Sebastião. O evento, que terá início por volta das 9h30min deste sábado (31), será animado por grandes atrações regionais, como Keketa e Seu Axé, e contará com um belíssimo espetáculo pirotécnico de cerca de sete minutos.

Além de palco com camarote para autoridades, o Reveillon 2011/2012 de Ilhéus também contará com um forte esquema de segurança, formado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. De acordo com informações do secretário de Turismo, Paulo Moreira, ao todo, cerca de 200 homens estarão participando do trabalho.

Outro apoio importante para garantir a tranquilidade das pessoas que passarem a virada de ano na avenida Soares Lopes será a participação da secretaria municipal de Saúde, que estará no circuito do réveillon com um estande e a com a presença de técnicos, enfermeiros e paramédicos, além de uma ambulância. “Mesmo com todas as dificuldades, estamos, mais uma vez, fazendo um grande esforço para que Ilhéus tenha o seu Réveillon, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos”, diz Paulo Moreira.

Além do tradicional Reveillon Popular na avenida Soares Lopes, a virada de ano também será comemorada em diversos outros pontos da cidade, como hotéis, cabanas e pousadas. Haverá festa no Iate Clube, Cabana Gabriela, Hotel Jardim Atlântico e Batuba Beach, que está oferecendo a ilheenses e visitantes uma bela programação de final de ano. Lá, a passagem de ano será animada pelas bandas Psirico e Cheiro de Amor. Antes, o complexo de lazer terá Jau e Paula Fernandes, nesta quarta-feira (28); Cláudia Leitte e Trio da Huanna, na quinta-feira (29); e Tomate e Timbalada, na sexta-feira, dia 30.

 

Mais três navios visita em Ilhéus esta semana

O receptivo montado pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria do Turismo, para dar boas vindas aos turistas que chegam à cidade pelo Porto Internacional recebeu mais um grupo de cruzeiristas na manhã desta terça-feira (27). Mais de 3.800 visitantes chegaram a Ilhéus a bordo do navio Costa Pacífica. Considerado um dos mais luxuosos de sua categoria, o Costa Pacífica conta com 1.504 camarotes, além de cicno piscinas, teatro, cassino, discoteca e várias outras opções de lazer.

A equipe do receptivo é composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e conta com apresentações de grupos de capoeira e blocos afro. O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento fluente em três línguas fica à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e principais atrações do município.

Ainda esta semana, Ilhéus recebe a visita do MSC Orquestra, nesta quarta-feira (28), e do Solvering, na quinta-feira (29), encerrando a temporada de navios 2011. Para janeiro de 2012, o MSC Orquestra retorna à cidade no dia 2 de janeiro e o Costa Pacífica, dia 4. No dia 7 de janeiro Ilhéus recebe parada dupla de navios: Artania e Grand Mistral, este último que também voltará à cidade no dia 22. Ainda em janeiro, aportam em Ilhéus o Costa Pacífica (dias 18 e 25), MSC Orquestra (19 e 26) e MSC Música (17 e 31).

Fevereiro reserva mais visitas de transatlânticos à Ilhéus. O Costa Pacífica retorna com novas paradas nos dias 1º e 22 Já o MSC Orquestra estará em Ilhéus nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, enquanto que o Grand Mistral faz uma única parada, no dia 6. O MSC Música faz novas visitas à cidade nos dias 14 e 20. A temporada de paradas de navios em Ilhéus segue a todo vapor em março, com as visitas do MSC Orquestra (dias 1º e 12), Aida Cara (6), Costa Pacífica (13), MSC Armonia (20) e Costa Fortuna (22). A última parada de navio em Ilhéus da temporada 2011/2012 está prevista para o dia 5 de abril, com o MSC Armonia.

Fundaci divulga programação de eventos para o TMI no mês de janeiro]

O Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) retomará sua programação de eventos a partir das 19h30min do dia 7 de janeiro com um grande show gospel realizado por Tuca e Banda. A partir do próximo mês, após um ano de grandes espetáculos, o TMI deverá manter a mesma fórmula de sucesso utilizada em 2011: elaborar e divulgar, todos os meses, uma programação capaz de contemplar a diversidade cultural, representada por promoções nas áreas do teatro, do humor, da dança e da música.

Seguindo com a programação formatada para janeiro de 2012, no dia 8, o público terá a oportunidade de conferir, mais uma vez, todo o talento e versatilidade de um dos maiores artistas da região. A partir das 20h30min, o ator José Delmo estará atuando na montagem “Um artista em busca de um texto”. No dia 13 e 14, sempre a partir das 21 horas, o palco do TMI receberá o espetáculo “Nhô Guimarães”. O trabalho é uma adaptação do romance homônimo do escritor baiano Aleiton Fonseca, que escreveu o livro para homenagear os 50 anos da 1ª edição de Grande Sertão Veredas, de João Guimarães Rosa.

Abrindo o segundo semestre de janeiro, nos dias 17 e 18, sempre a partir das 19h30min, será a vez do espetáculo “Sade em Sodoma”. Baseada no romance de Sade “120 dias de Sodoma”, a montagem de Flávio Braga é uma brincadeira com a obra de Sade, utilizando, na maioria das vezes, temas que se encaixam perfeitamente nos dias de hoje. Com direção de Ivan Sugahara, o elenco conta com a participação dos atores Guta Strasser (que interpreta a Bebel de A grande Família), Tárik Puggina e Edson Cardoso (Jacaré).

Concluindo a programação de janeiro, no dia 19, a partir das 20h30min, José Delmo volta ao palco do TMI para reapresentar “Um artista em busca de um texto”. Na sequência, no dia 20, às 21 horas, com direção de Chico Anysio, o comediante André Lucas dá vida ao espetáculo “A mesma coisa diferente”. Finalmente, nos dias 27 e 28, sempre às 21 horas, moradores e visitantes terão a oportunidade de assistir a uma versão do clássico “A Tempestade”, de William Shakespeare. Com direção   de Luis Alberto Alonso, a montagem é vencedora do Edital TCA Núcleo 2011.

Enquanto isso, na Galeria do Teatro, a Exposição Rodin Itinerante prosseguirá até o dia 15 de janeiro. Já a Exposição Fotográfica Moda é Prevenção ficará aberta de 12 a 20 deste mês. A visitação é gratuita e vai das 9 às 12 e das 14 às 18 horas.

2011 – Durante o ano de 2011, várias peças de expressão nacional foram apresentadas no Teatro Municipal de Ilhéus. Entre elas, “Uma lição longe demais”, com os atores Jorge de Sá, Tássia Camargo e Rodrigo Bassim; “Igual a Você”, com Camila Morgado e Anderson Muller; e “O Grande Amor da Minha Vida”, com Thiago Martins e Paloma Bernardi. O humor também teve seu espaço com os espetáculos “Rir para não chorar”, com Renato Piaba, e “Falando a Veras”, com o comediante Marcos Veras.

Outro evento de grande importância para a cultura local e de toda a região foi o lançamento, no TMI, do filme “Capitães de Areia”, inspirado na obra de Jorge Amado e dirigido por sua neta, Cecília Amado. “Além disso, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, o palco do TMI seguiu recebendo montagens e espetáculos produzidos por artistas e grupos culturais da própria cidade e do Sul da Bahia”, diz o presidente da Fundaci, Maurício Corso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *