Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora 97 anos

Capela-de-Nossa-Senhora-da-Piedade-IlhéusO Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, escola da Rede Ursulina de Educação, comemora 97 anos no próximo domingo (15). Como tema “Jubileu da Diocese de Ilhéus: 100 anos de história à luz da fé no Deus Uno e Trino” a programação tem inicio nesta quinta-feira(12), às 19 horas, com a reflexão sobre ” A fé autêntica torna-nos sinais vivos de esperança no ressuscitado”

Para sexta-feira(13), às 19 horas, será abordado o tema “Pela fé, Maria acolheu e gerou a palavra de Deus” e sábado(14), no mesmo horário, “Creio na vida eterna, porta aberta do céu pela morte e ressurreição de Cristo”.  Domingo (15)  a missa solene será celebra as 9 horas na capela Nossa Senhora da Piedade. Durante toda semana sendo realizadas diversas atividades relacionadas aniversário da Escola, estão sendo realizadas pelos professores e estudantes das series infantis, fundamental e médio.

O bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, lembra que o Colégio, a exemplo da Diocese – que comemora cem anos no próximo mês -, também se prepara para o seu centenário. Destacou a vocação e a dedicação das religiosas Ursulinas, dos professores e funcionários da escola, que procuram seguir o legado de Santa Ângela.

De acordo com a diretora geral para o Instituto Nossa Senhora da Piedade, a religiosa ursulina Georgina Costa, a programação do centenário da escola será elaborada com a participação de ex-alunos, amigos, religiosos e da sociedade em geral.

Maiores notas – No ano passado, o ranking com as maiores notas do Enem, divulgadas pelo MEC, revelou o Instituto Nossa Senhora da Piedade em primeiro lugar entre as escolas de Ilhéus e Itabuna. Além de ter obtido a maior nota, a Piedade foi o Colégio de Ilhéus com maior taxa de participação dos alunos no Enem. Para a Professora Denise Kruschewsky, coordenadora Pedagógica “isso é fruto de um trabalho de toda a equipe começando pelo educação infantil até o ensino médio que estimula os alunos. Mesmo antes do ano letivo terminar e o terceiro ano da Piedade já conta com alunos aprovados em diversas faculdades, tanto pelo vestibular como pelo Enem”.

História – O Instituto Nossa Senhora da Piedade foi fundado em 1916 pela Madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, então provincial da Ordem de Santa Ursula, no Brasil. A solicitação foi feita pelo Bispo da época, Dom Manuel de Paiva.

Madre Thaís contou com a apoio das religiosas madre Maria José, Madre Elisa da Cruz, Madre Maria de Gonzaga e as irmãs Maria dos Anjos e Maria da Assunção, dos conventos Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora da Soledade, respectivamente.

Uma ideia sobre “Instituto Nossa Senhora da Piedade comemora 97 anos”

  1. Gostaria de ter informação sobre Irmã Salete -que foi provincial por 3 mandatos consecutivos.
    Fiquei 5 anos no internato em Ilhéus e gostaria de receber informações.
    Fiquei no período de 1967 a 1992.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *