Inicio da temporada de transatlânticos aquece economia de Ilhéus

Teve início no mês de outubro a temporada 2013/2014 de transatlânticos em Ilhéus. Nesse período, estima-se que o Porto Internacional da cidade receba mais de 26 cruzeiros e mais de 75 mil turistas até abril, promovendo o aquecimento da economia local e a geração de novos empregos diretos e indiretos, principalmente nas áreas turísticas.

De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Felipe de Paula Souza, levando-se em consideração que cada passageiro, em média, gasta cerca de 35 dólares na cidade, percebe-se a expressividade deste tipo de turismo para Ilhéus. “O turismo de cruzeiro na Bahia é um segmento que possui um potencial imenso, se considerarmos os atrativos naturais e as características climáticas. Além disso, o Estado possui a maior costa navegável do país, o que contribui para a representação do segmento. Apenas para se ter uma ideia, estima-se que nesta temporada a receita gerada pelos visitantes ultrapasse 3 milhões de dólares, provocando efeitos multiplicadores na economia local e regional”, disse o professor.

Na opinião dos integrantes da rede hoteleira de Ilhéus, a atividade turística representa uma força para a economia do município, pois traz uma quantidade significativa de turistas de vários lugares do Brasil e do mundo. “A cidade ganha muito com a chegada destes cruzeiros, há um retorno total para todas as categorias envolvidas, como restaurantes, comércio, ambulantes e o próprio centro histórico, divulgando nossa cultura e belezas naturais”, enfatiza Jaqueline Barreto, chefe da recepção do Hotel Aldeia da Praia. E completa: “este é o momento para se investir na cidade, para quem chegar ter uma ótima lembrança de Ilhéus e queira divulgar sua experiência para as outras pessoas”.

As cidades do sul da Bahia, no mapa turístico do Brasil, se destacam por oferecer natureza exuberante, cenários exóticos e quilômetros de praias de águas mornas, se tornando o destino desejado por turistas de diversos países. Entre os meses de outubro e abril, devem atracar no porto de Ilhéus transatlânticos como o Empress, Grand Mistral, Sovereign, MSC Preziosa, MSC Orchestra (que fará cinco paradas no porto da cidade), Splendour Of The Seas, Club Med 2, entre outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *