Alimentos com baixo teor de sódio diminuem hipertensão arterial

_FeiraNutricionistas destacam que seguir uma alimentação saudável é o principal passo para o cidadão manter bom o funcionamento do corpo, controlando taxas e índices das substâncias e hormônios, essenciais ao metabolismo humano. Segundo os profissionais da saúde, a ingestão de alimentos com baixo teor de sódio colabora para a redução da pressão arterial.

Segundo a nutricionista da Fundação José Silveira, Luciana Vilela, para manter o controle da pressão arterial é importante evitar o consumo de café preto, alimentos enlatados, embutidos, carnes defumadas, condimentos e temperos prontos. “Eles contêm alta quantidade de sódio e são nocivos à saúde”, destacou. Para a profissional, é importante comer com prazer alimentos que promovam a saúde, sempre fazendo as refeições em horários corretos, com intervalos para lanches.

 A nutricionista lembrou que para ter uma vida saudável é preciso preferir carne branca ou carne vermelha magra, pão integral ou de leite ou de milho. “Temos que consumir alimentos com baixo teor em sódio que ajudam a diminuir a nossa hipertensão arterial. Assim, dê preferência a feijão sem carnes, vegetais verdes e escuros, batata, laranja, beterraba, cenoura, banana, melão, aveia, maçã, maracujá, tomate, batata doce, aipim, abacaxi e soja, distribuindo na alimentação diária”, contou.

Feira de Saúde – Estas e outras informações foram concedidas aos moradores do Bairro do Salobrinho, durante a Feira de Saúde realizada entre os dias 23 a 25 de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau), ofereceu além de consultas com nutricionistas, atendimentos gratuitos em cardiologia, pediatria, urologia, fisioterapia, preventivo ginecológico e clínica geral. A feira contou com a parceria da universidade, da Fundação José Silveira, Secretaria Municipal de Assistência Social (SDS), Ministério Público da Bahia e Escola Técnica em Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Durante o evento, a dona de casa Marilene Gonçalves teve acesso a orientações sobre boa alimentação, e disse que vai mudar o hábito alimentar e voltar a ter uma vida saudável. “Eu praticava exercício físico diário e não consumia doces, refrigerantes, molhos industrializados, farinha de mandioca e carne vermelha em excesso, mas relaxei e, com isso aumentei, meu peso e a taxa de açúcar no sangue”, comentou. “Agora vou voltar a manter uma alimentação balanceada”.

Na feira, a população usufruiu de serviços de ultrassonografia, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, além de orientações sobre programas sociais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social e Cartão do SUS. A coordenadora da Fundação José Silveira, Edna Ramos, destacou que o objetivo da feira foi contribuir para melhorar a saúde de comunidades assistidas, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, na prestação de serviços de gestão e fornecendo atendimentos médicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>