Chocolatiers vão ensinar como decorar bombons

Os chocolatiers Alexandre e André Bispo, da Harald, uma das principais fornecedores de chocolate para empresas de alimentos do Brasil e do mundo, vão ministrar aulas expositiva e experimental sobre técnicas de manuseio do produto, com oficinas de bombons, trufas e decorações com chocolate, durante o II Festival de Chocolate da Bahia, que vai acontecer em Ilhéus, sul do estado, no período de 06 a 10 de julho. O evento vai reunir os maiores especialistas em chocolate do Brasil e inaugura o calendário de ações da Bahia para receber, em julho de 2012, a 1ª edição do Salão do Chocolate de Paris no Brasil. Os minicursos acontecerão no Centro de Convenções, entre os dias 07 a 09, das 17h às 18h30min, quando serão ensinadas diversas técnicas de fabricação de bombons e trufas de forma artesanal utilizando moldagem e modelagem especiais e inovadoras no fabrico.

De acordo com informações divulgadas pela organização do evento, durante as aulas será possível aprender as várias maneiras de decorar e melhorar a apresentação visual dos bombons e trufas com inúmeros processos de pintura e texturas, em alto e baixo relevos. Além disso, serão demonstradas técnicas de derretimento e temperagem, simulações de erros e acertos do chocolate, conservação dos produtos acabados e utilização de todas as temperaturas indicadas. Haverá também orientação profissional sobre a utilização de ferramentas e utensílios adequados para um melhor resultado profissional.

 

chocolatier é um chef que domina a arte de preparar chocolates. Já a Harald é uma das maiores empresas do gênero no mundo. Com uma produção de mais de 90 mil toneladas/ ano, ela é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates do mercado, atuando ainda em vários segmentos. Composta por um quadro de 500 colaboradores, ela exporta para mais de 30 países, com destaque para os Estados Unidos, toda a América Latina, México e diversos países do Oriente Médio. Os interessados em participar dos minicursos de culinária especializada em chocolates, já podem se inscrever pelo site www.festivaldochocolate.com, onde está disponível a ficha para o preenchimento de dados. As inscrições custam R$40,00, com direito à meia-entrada para pessoas ligadas às associações e institutos do setor e para estudantes.

 

Concurso de bolo Artes em Chocolate – O festival também vai premiar o bolo de chocolate mais saboroso e atraente do evento. A competição, segundo os organizadores, será dividida em duas etapas. Na primeira, será avaliada a apresentação visual (decoração) de um bolo de 3 andares redondo ou quadrado, não ultrapassando as medidas de 60cm por 60cm de base e 60cm de altura. Toda a decoração deverá ser em chocolate ou em pasta America na cor de chocolate (marfim, ao leite e amargo). Todas as decorações deverão ser comestíveis.

 

Os bolos desta etapa ficarão expostos ao público entre os dias 07 e 09 de Julho. No último dia, haverá a fase seguinte, que deve avaliar o sabor de um outro bolo (real) feito especialmente para degustação. O participante deverá apresentar um bolo de aro 20cm com altura máxima de 10cm, já prensado e coberto com calda de chocolate ou pasta americana na cor marrom chocolate. Este bolo deverá ser predominantemente de chocolate. O mesmo será degustado por júri especializado e julgado nos quesitos criatividade na combinação de chocolate com outros ingredientes, sabor, aparência das camadas internas e textura. O vencedor será definido através da pontuação obtida nas duas etapas de avaliação, ganhando um prêmio de R$500,00 em dinheiro. As inscrições ser feitas na agência M21, na Avenida Soares Lopes, nº 868 – Centro/ Ilhéus, ou através dos telefones (73)3231-2100 ou 8124-8004.

 

O III Festival de Chocolate da Bahia é resultado de uma parceria entre o Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e Costa do Cacau Convention Bureau, Secretarias municipal e estadual do Turismo e M21 Eventos. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, CAR, EBDA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Banco do Nordeste, Kibon, Ceplac, Desembahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara do Turismo da Costa do Cacau e Sebrae.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>