Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus sedia simpósio brasileiroda pupunheira

Inscrições para processo seletivo da saúde já estão abertas em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus acompanha remoção de barracas e estipula período para instalação

Rodada de abertura da Taça Manoel Renato foi marcada por muitos gols

Empossado o novo delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus

Coordenada pelo MP, Comissão realiza visita escolas em Ilhéus

Ilhéus sedia simpósio brasileiroda pupunheira

Produtores, agroindustriais e pesquisadoresde várias partes do país discutem em Ilhéus questões ligadas ao melhoramento genético,pragas, formação de mudas, mercado e comercialização de palmito, além da utilização de frutos na alimentação humana e produção de ração animal, durante o I Simpósio Brasileiro da Pupunheira. Promovido pela Ceplac e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o evento será realizado de 27 a 30 de setembro, no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura da Bahia, Sebrae, Senar, Embrapa, Banco do Nordeste, dentre outras instituições.

Com o objetivo de apresentar o programa do simpósio, o prefeito Newton Lima recebeu na tarde desta segunda-feira (11), no Palácio Paranaguá, as pesquisadoras da Ceplac Maria das Graças Parada Costa, Stela Dalva Midlej Silva e Isabel Cristina Fontes Brandão, que integram a comissão organizadora do simpósio. Na oportunidade, a fiscal federal em agropecuária Maria das Graças Parada Costafalou sobre a importância de Ilhéus sediar o evento voltado para o agronegócio palmito de pupunha e para o fortalecimento das pesquisas com a espécie.

A abertura está prevista para as 18 horas do dia 27, seguida da palestra “Origem e domesticação a pupunha cultivada”, a ser proferida pelo técnico Charles Clement, do Instituto de Pesquisa do Amazonas. Depois, será lançado o livro “Palmeiras para produção de palmito”, escrito por Álvaro Figueiredo dos Santos, Cirino Corrêa Júnior e Edinelson José Maciel Neves.

Feira de exposição – Em paralelo às palestras, mesas redondas e sessões de painéis.A parte externa do centro de convenções será reservada para a realização de feira e exposição. Nos estandes, serão comercializados subprodutos do palmito, a exemplo de biscoitos, bolos, mingaus, cuscuz, além de madeira de pupunheira. Também, baianas irão distribuir acarajé utilizando vatapáfeito por produto originárioda pupunha.

A pesquisadoraceplaqueana contou que o processamento do fruto da pupunheira também é alternativa para gerar renda, especialmente para os agricultores familiares, que poderão usá-lo na alimentação e na criação de frangos, peixes e suínos. Originária da região amazônica, a pupunheira foi introduzida no Brasil em vários estados e se adaptou às condições ambientais dos diversos ecossistemas. Na Bahia, a Ceplac começou a pesquisar nos anos 80, no município de Una.

Uma das finalidades do simpósio é transferir conhecimentos científicos e tecnológicos sobre a pupunheira e promover o intercâmbio do agronegócio. O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de palmito. Entretanto,90% da produção são oriundas do extrativismo predatório do açaí. Maria das Graças Parada Costa lembrou que ”o nosso país cultiva a pupunha para a produção de palmito desde o final de 80. E no decorrer deste período muitas pesquisas foram realizadas sobre o tema nos centros de pesquisa e universidades, acumulando muitas informações científicas quanto ao cultivo da espécie e experiências no plantio e na sua industrialização”.

Inscrições para processo seletivo da saúde já estão abertas em Ilhéus.

Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria da Saúde de Ilhéus para contratação temporária de profissionais para atuarem no Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e no Núcleo de Apoio a Estratégia de Saúde da Família (NASF). As inscrições serão realizadas no período de 6 a 15 de julho de 2011. Os cargos oferecidos são para nível médio e para nível superior e variam quanto a carga horária e remuneração.

As vagas são destinadas a enfermeiro e médico intervencionistas, médico homeopata, médico pediatra, médico psiquiatra, médico ginecologista, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico. Além desses cargos estão sendo oferecidas ainda as vagas de técnico de enfermagem socorrista, técnico de enfermagem socorrista tripulante, auxiliar administrativo, rádio operador e motorista.

A ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida deve ser encaminhada através das agências dos correios e enviada via Sedex com AR (Aviso de Recebimento). O Processo Seletivo Simplificado será exclusivamente de análise curricular e de títulos, que terá caráter eliminatório e classificatório. O candidato poderá obter a ficha de inscrição e o edital com maiores informações no endereço eletrônico www.ilheus.ba.gov.br.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família(Nasf) é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar o número de profissionais às equipes do Programa Saúde da Família(PSF). A proposta é a criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde.

O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado organizadas macrorregionalmente. O serviço é capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-nos com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.

Prefeitura de Ilhéus acompanha remoção de barracas e estipula período para instalação

Fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizaram a remoção das barracas destinadas à venda de fogos de artifício localizadas na avenida Almirante Aurélio Linhares, próximo ao terminal urbano de Ilhéus. A instalação das barracas de fogos, segundo explicou o fiscal Júlio Gomes, foi autorizada pelo governo municipal para atender à demanda dos festejos juninos, período que tradicionalmente motiva a comércio dos fogos, devido a tradição das festas de São João, São Pedro e aniversário da cidade.

Desta forma, foi estabelecido entre os proprietários das barracas de fogos de artifício e a Prefeitura de Ilhéus o período entre o início do mês de junho até o dia 1º de junho para a permanência das barracas. Tanto a instalação das barracas quanto a remoção destas foram acompanhadas e coordenadas pelos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. “A remoção destas barracas se torna necessária devido ao risco oferecido pela comercialização deste material e devido ao fato de ter sido estabelecido um prazo para a permanência destas. Ultrapassado este prazo as que assim insistem em funcionar serão notificadas”.

Com a coordenação dos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a última remoção foi efetivada no último dia 5. O trabalho de coordenação da instalação e remoção das barracas teve como foco o cumprimento do prazo estabelecido pela Prefeitura, que pretende adotar esta mesma medida nos próximos anos.

Rodada de abertura da Taça Manoel Renato foi marcada por muitos gols

O último final de semana marcou, em Ilhéus, a abertura da Taça Professor Manoel Renato para os atletas das categorias Infantil (sub-15) e Infanto-Juvenil (sub-17). Organizada pela Prefeitura, através da Superintendência de Esportes, a Taça conta com o patrocínio da Bahia Mineração (Bamin).

A rodada passada, que foi disputada no distrito de Sambaituba, consagrou os seguintes resultados: no Infantil (Sub-15), Sambaituba 1 x 1 Colo-Colo e Meninos de Ilhéus 2 x 2 Olaria; e no Infanto-Juvenil (Sub-17), Sambaituba 6 x 0 Colo Colo. No próximo sábado, dia 16 de julho, mais quatro partidas serão realizadas, desta vez no Campo da avenida Soares Lopes. No Infantil (Sub-15), Escolinha de Marcos Garcia x Juerana e Escolinha de Aldair x Colégio Impacto. Já na categoria Infanto-Juvenil (Sub-17), Escolinha de Marcos Garcia x Juerana e Escolinha de Aldair x Colégio Impacto.

O superintendente Alberto Kruschewsky destaca a importância do evento para o esporte de Ilhéus, bem como a homenagem ao professor Manoel Renato, “sem dúvida alguma, uma pessoa comprometida com a educação e com o estímulo à prática esportiva”, comenta. Já o coordenador de Estudos e Planejamentos Esportivos, Renato Peixoto, lembra que um campeonato amador de divisões de base não acontecia em Ilhéus há algum tempo. “As coisas não vêm por acaso. Motivar os jovens para o esporte significa garantir o crescimento de qualquer modalidade”, completa.

Empossado o novo delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus

Representando o governo municipal, o vice-prefeito Mário Alexandre prestigiou a solenidade de troca de comando da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, realizada na última sexta-feira (8), na sede da instituição, localizada na rua Major Homem Del Rey, no bairro da Cidade Nova. No lugar do capitão de corveta Marcelo Eduardo Pereira Fontes, foi empossado, para um período de dois anos, o também capitão de corveta Alexandre Teixeira de Vasconcelos.

Entre as diversas autoridades civis e militares presentes, a cerimônia foi prestigiada pela deputada estadual Ângela Sousa, pelo comandante do II Batalhão de Polícia Militar (II BPM), coronel Marcelo Teixeira, e pelo presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, Emerson Tavares.

Logo após ser empossado, o novo comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus afirmou que deseja contribuir para que a instituição continue alcançando seus principais objetivos, como, por exemplo, uma segurança cada vez maior para o tráfego aquaviário. Por sua vez, o vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, enfatizou, mais uma vez, a parceria da administração municipal com as instituições sediadas na cidade visando o fortalecimento de projetos importantes para a população, como a campanha anual “Legal no Mar”, que objetiva evitar a ocorrência de acidentes náuticos.

Coordenada pelo MP, Comissão realiza visita escolas em Ilhéus

Como parte das ações de execução do Planejamento interinstitucional proposto pelo Ministério Público para a área de educação em parceria com o Poder Executivo, Poder Legislativo, colegiados de Controle Social e instituições afins, foi realizada na manhã desta terça-feira (12) mais uma visita às escolas da rede municipal de ensino em Ilhéus. A visita às escolas Pinóquio, Municipal do Basílio e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, foi coordenada pela promotora pública Karina Cherubini, e contou com a presença de representantes dos conselhos municipais da Educação, Transporte, Alimentação Escolar, Saúde, Polícia Militar, Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

A ação integra uma das estratégias de fiscalização da gestão das verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos 40% destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino. A primeira etapa do planejamento interinstitucional foi iniciada em 2010, e este ano, algumas escolas estão sendo revisitadas, visando conferir se o que foi sugerido nos relatórios foi cumprido. A primeira a ser visitada foi a Pinóquio. Localizada na avenida Conselheiro Antônio Badaró, no bairro MaLhado, a Pinóquio é voltada para a educação fundamental e conta com 416 alunos.

Durante as visitas, os representantes de cada entidade, munidos de questionários de fiscalização, realizam pesquisas junto aos responsáveis pelas unidades escolares e vistoriam toda a parte estrutural do local, assim como instalações elétricas e hidráulicas, cantinas, entre outros itens. Após as visitas, as entidades que integram a comissão entregam os relatórios ao MP, que sem seguida convoca cada diretor a participar de audiência junto à promotoria de Justiça para debater o resultado dos relatórios e estipular prazos para promover as melhorias necessárias.

A visita foi acompanhada pela diretora da escola Pinóquio, Débora Souza Duarte, que destacou a contribuição da iniciativa para a melhoria do ensino em Ilhéus. A vistoria também contemplou o prédio anexo da escola, que conta com mais seis salas. A escola Municipal do Basílio também foi vistoriada pela Comissão e também contou com o apoio da diretora Tereza Cristina. A escola oferece educação infantil e fundamental e possui 360 alunos. A última escola a receber a visita da Comissão Foi o IME – Centro, que conta com mais de 1.700 alunos. O diretor da unidade, José Eduardo Menezes, também destacou a contribuição da ação promovida pela Comissão. “O trabalho conjunto dessas entidades vem contribuindo de maneira efetiva para a melhoria da qualidade do ensino”.

Assim, como nas outras unidades toda a parte física, a exemplo de salas, banheiros, cantina, áreas de convivência, auditórios, entre outros espaços foram vistoriados. Mais unidades escolares também receberão a visita da comissão até o fim do ano. Em todas as visitas os integrantes da Comissão responsável pela fiscalização irão reunir-se na sede da 8ª Promotoria de Justiça, de onde seguirão para as escolas escolhidas, sempre a partir das 8 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>