PROJETO DA NOVA PONTE DE ILHÉUS ESTÁ ACELERADO

O projeto de construção da nova ponte de Ilhéus ligando o centro da cidade aos bairros da zona sul está acelerado e deverá ser apresentado oficialmente já nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, durante audiência concedida terça-feira (17), no Palácio de Ondina, em Salvador. Jaques Wagner adiantou que a ponte será mesmo do tipo estaiada, com cabos de aço que sustentam a estrutura, e será construída entre a Nova Brasília e a Praia do Cristo. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre desse ano.
No final de dezembro, o Governo da Bahia lançou o edital da contratação da empresa especializada em consultoria para elaboração dos projetos finais de engenharia da obra, que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal. E o projeto já está sendo concluído.
Além de melhorar o sistema de transito em Ilhéus, a nova ponte vai integrar o Sul e o Extremo Sul da Bahia via litoral, desafogando a Ponte Lomanto Junior, que já não suporta o fluxo atual de veículos. A obra terá investimentos de R$ 100 milhões, com parte desses recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, com 700 metros de extensão por 20 de largura, além de 1.500 metros de vias de acesso, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.
Outra reivindicação feita pelo prefeito Newton Lima durante a audiência com o governador Jaques Wagner foi a da recuperação asfáltica de várias ruas de Ilhéus. O governador voltou a reforçar a parceria e garantiu que nos próximos meses já serão iniciadas as obras de recomposição em diversos logradouros da cidade. Wagner garantiu ainda o empenho para o projeto de revitalização do centro histórico de Ilhéus.
Na avaliação do governador, Ilhéus possui uma grande importância no cenário turístico da Bahia, daí a necessidade de colocar em prática o projeto de revitalização dos pontos históricos e turísticos, principalmente o Quarteirão Jorge Amado, que é visitado anualmente por milhares de turistas e que ganhará um impacto muito maior com a regravação da novela Gabriela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>