PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Ponto alto do Festival “Amar Amado” acontece nesta 6ª feira, 10 de agosto

Projeto Jorge (Muito) Amado vai promover leitura e atividades culturais próximo dia 14

Associação do Mercado de Artesanato de Ilhéus também homenageará Jorge Amado

Seminário discute educação nesta 6ª feira no Centro de Convenções

Ponto alto do Festival “Amar Amado” acontece nesta 6ª feira, 10 de agosto

O ponto alto do Festival “Amar Amado”, iniciativa que está promovendo eventos culturais gratuitos em diversos pontos da cidade, acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, quando o escritor Jorge Amado estaria completando 100 anos. O Festival, que vai até o próximo domingo (12) e inclui a realização de cursos, saraus, shows, palestras, peças teatrais e ciclos literários, é promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural (Fundaci), em parceria com a Maná Produções.

A programação desta sexta-feira (10) será aberta às 7 horas, na praça Dom Eduardo, com uma grande queima de fogos. Na sequência, por volta das 8 horas, na Catedral de São Sebastião, será celebrada uma Missa pelo Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnolli. No mesmo horário, no centro de convenções, reunindo diretores, coordenadores e professores do município, a Feira Literária “Ler Amado” promoverá um Dia de Mobilização pela Leitura e Educação. No período da tarde, por volta das 14 horas, no Palácio Monsenhor Teodolindo Ferreira, centro da cidade, o Poder Legislativo ilheense estará prestando uma homenagem ao escritor Jorge Amado.

Às 15 horas, no centro de convenções, durante a Feira Literária “Ler Amado”, Nadja Nunes estará realizando o lançamento dos livros “A Menina do Dente Mole” e “A Menina que tinha Medo do Vento”. Uma hora depois, outros dois eventos: “Um ator em busca de um texto”, no coreto montado na praça Pedro Matos (praça do Teatro), com José Delmo, e uma grande caminhada cultural, na avenida Soares Lopes. Por volta das 19 horas, no palco principal, show com “Mulheres em Domínio Público”.

Voltando para o centro de convenções, às 19h30min, durante a Feira Literária “Ler Amado”, acontecerá o lançamento dos livros “A neurociência e as emoções do ato de aprender: quem não sabe sorrir, dançar e brincar não deve ensinar”, de Iana Muniz, “A qualidade é na educação básica: uma proposta de gestão estratégica para o processo ensino e aprendizagem”, de Fabiana Kauark, e “Capitão Leôncio Paraguaçu”, de João Ferreira Mendes. Por volta das 20 horas, ainda durante a feira literária e com mediação de José Inácio de Melo (Bahia), mesa redonda “A cor da palavra no cancioneiro do cacau: música e poesia em Jorge Amado”, com as participações de Cyro de Mattos (Bahia) e Salgado Maranhão (Maranhão). Para às 21 horas, no TMI, a peça “O grande amor da minha vida” e, para às 22 horas, no palco principal montado ao lado da praça Dom Eduardo, show com Caetano Veloso.

Dia 11 – No sábado (11), a programação do Festival “Amar Amado” começará às 9 horas, no centro de convenções, com uma “Contação de Histórias”, que dará ênfase ao meio ambiente e terá a participação do escritor Pawlo Cidade. Para às 15 horas, ainda no centro de convenções, premiação do “Concurso Reinvente Jorge Amado”. A solenidade, que contará com a participação de finalistas, estudantes e do júri emérito, também será marcada pela apresentação do espetáculo “Celebrando Jorge Amado”, pela Escola São Jorge dos Ilhéus.  O período da tarde ainda terá, por volta das 16 horas, sarau com artistas locais na praça Pedro Matos e “Cordel & Repente”, com Azulão Baiano, Janete Lainha e Gilton Thomáz, no centro de convenções.

No período da noite, no centro de convenções, durante a Feira Literária, Rita Santana e Tina Tude, com Banda Dilazenze, às 18 horas, e Lançamento do livro “Ferradas: um capítulo na história do Brasil” (História), de Gustavo Veloso, às 18h30min. Neste mesmo último horário, só que no auditório da Fundaci, a programação contemplará o Feciba Itinerante “Amar Amado”, com o filme “Capitães da Areia”, de Cecília Amado. Para às 19 horas, mais dois eventos: apresentação do grupo “Chorinho Brasil”, no palco principal, e a mesa redonda “Pai Amado”, em homenagem ao Dia dos Pais, com a participação de João Jorge Amado (filho de Jorge Amado) e João Jorge Amado Filho e Jorge Amado Neto (netos do escritor). O momento especial contará com a mediação de Maurício Corso, apresentação de Márcia Tude e participação especial de Maria João Amado (neta de Jorge Amado). O dia terminará com o espetáculo “O grande amor da minha vida”, às 21 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, e um grande show, a partir das 22 horas, no palco principal, com a Família Caymmi.

Último dia – O último dia do Festival “Amar Amado” será marcado por um sarau com artistas locais na praça Pedro Matos, às 16 horas; um ensaio aberto do espetáculo teatral “Capitães da Areia”, dirigido por Elisa Mendes, com participação de Elena Beliakova, que estará falando da repercussão da obra na Rússia, às 20 horas, no Teatro Municipal; e uma apresentação cultural e grande show de encerramento com artistas regionais, às 21h30min, na praça Dom Eduardo (praça da Catedral).

 

 Projeto Jorge (Muito) Amado vai promover leitura e atividades culturais próximo dia 14

Crianças, adolescentes e adultos que ainda não tiveram acesso às obras do escritor Jorge Amado poderão conhecê-las no próximo dia 14, no estande que será montado no estacionamento ao lado do Banco Itaú, centro de Ilhéus. A iniciativa, que leva o nome de Projeto Espaço Jorge (Muito) Amado é da Secretaria Municipal de Educação e será executada pela Biblioteca Pública Municipal, ficando à disposição do público das 15 às 19 horas. Neste período que serão realizadas diversas atividades, entre elas contação de estórias com professores do projeto Proler, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Também estão previstas as apresentações do ballet infantil da companhia de dança de Soanne Marry, do ballet afro Dilazenze e da cordelista Janete Lainha. Além da parte cultura, o público poderá ler e discutir obras do escritor Jorge Amado e as crianças terão, ainda, um acervo formado por títulos infantis à disposição. Durante o dia, informa a diretora da Biblioteca, Regina Figueroa, os associados poderão fazer empréstimos e devoluções no próprio estande. “As pessoas interessadas em se cadastrar para fazer empréstimos poderão fazer a carteirinha no local. Basta apresentar duas fotos 3×4 e cópias da carteira de identidade e do comprovante de residência.

Desde julho do ano passado a biblioteca Pública Municipal está funcionando provisoriamente na Rua Rotary, nº 281, bairro Cidade Nova, próximo a sede da 18ª CSM. A Biblioteca Pública Municipal funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 17h30min e seu telefone para contato é o (73) 3231-3363.

Há cerca de um mês o espaço foi contemplado com o projeto de modernização de bibliotecas públicas do Estado da Bahia, através de uma parceria com o projeto Tempo Virtual, desenvolvido pelo Rotary Ilhéus Jorge Amado, e ganhou nova mobília, novos títulos, entre obras de literatura, livros de pesquisa e dicionários, enriquecendo o arquivo já existente, formado atualmente por 18 mil títulos.

 

Associação do Mercado de Artesanato de Ilhéus também homenageará Jorge Amado

A Associação do Mercado de Artesanato de Ilhéus (Amai) promoverá nesta sexta-feira (10) e também neste sábado (11) uma ampla programação para homenagear o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado. De acordo com a presidente Valdelenita Espinheira, a Amai se junta aos inúmeros órgãos espalhados pelo Brasil e pelo mundo que, neste mês de agosto, estão homenageando o autor de romances que tornaram mundialmente conhecidos o estado da Bahia e a cidade de Ilhéus.

Para esta sexta-feira (10), dia em que Jorge Amado estaria completando 100 anos, a programação da Amai contempla os seguintes eventos, que acontecerão no próprio mercado, localizado no centro da cidade: abertura, às 17 horas; descerramento das placas indicativas temáticas do mercado, às 17h30min; espetáculo de dança, com Space Dance, às 19 horas; e espetáculo com o Grupo Afro Dilazenze, por volta das 20 horas.

Para o sábado (11), a programação, que também comemora os doze anos de atividades do Mercado de Artesanato de Ilhéus, será marcada, a partir das 15h30min, por uma coreografia, o espetáculo teatral “A gata que entrou em casa”, uma montagem de cultura afro com maculelê, uma dança de roda e uma mostra de capoeira, com crianças da Fundação Fé e Alegria, do bairro N. Sra. Da Vitória. Na sequência, por volta das 16h30min, espetáculo teatral “O gato malhado e a andorinha sinhá”, de Jorge Amado, com o grupo “Janelas para o Teatro”. No final, mais dois eventos: apresentação de capoeira, às 17h30min, e apresentação da Banda Forromance, por volta das 18 horas.

 

 Seminário discute educação nesta 6ª feira no Centro de Convenções

A Secretaria Municipal de Educação participa nesta sexta-feira (10) do II Seminário de Mobilização Social pela Educação, que será realizado a partir das 8h30min no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. A atividade está inclusa no planejamento interinstitucional do Programa “O MP e os Objetivos do Milênio”, executado pelo Ministério Público Estadual. O evento conta ainda com o apoio da Direc-6, Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus e dos conselhos municipais de Educação, do Fundeb e de Alimentação Escolar.

Durante o seminário, que abordará o tema “Conversas Cruzadas sobre Educação” serão realizadas duas mesas-redondas, a primeira tratando sobre a integração família-escola e a segunda sobre saúde do profissional da educação, atendendo aos temas mais votados pelos parceiros na semana de planejamento.

O Programa “O MP e os Objetivos do Milênio” tem como objetivo principal o de exercer o papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade (saúde e educação), visando efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo para a prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de saúde e educação.

Fiscalizar os estabelecimentos de ensino municipais e estaduais, observando as condições estruturais, sanitárias e de prestação do serviço educacional, além da correta aplicação de verbas públicas destinadas à educação; mobilizar e conscientizar os diretores, coordenadores, professores, alunos e demais prestadores de serviços educacionais, da importância das informações da Ficai para a melhoria do ensino e conscientizar os agentes públicos da saúde e educação da necessidade de aplicação correta de verbas públicas; prevenir e combater a violência nas escolas são alguns dos outros objetivos do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>